quarta-feira

Estilo Cottage, Provençal ou Shabby Chic???

Olá...
Tenho algumas paixões "decoratísticas" (como diz a linda Carmem Martins)  Uma é o estilo Cottage, super feminino, acolhedor, aconchegante, suave, floridíssimo, cheio de detalhes mimosos, cheirinho gostoso no ar, com tudo muito fofo, do chão ao teto. Bastante cores pastel com branquinho, bem estilinho de chalé.
Veja só que "cute, cute".
Que fofinho em cima da cama!




A outra é o  Provençal. Parece igual mas é um pouco, ou bastante diferente, nos detalhes... É que no estilo Provençal encontramos o rústico, porém charmoso.

Esse estilo é conhecido também como French Country Style. Não é tão feminino como o Cottage. Tem uma mistura de móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos.
Na verdade o estilo Provençal nos remete a vida rural no sul da França com suas casas de campo em meio aos vinhedos e aos campos de lavanda. É bem esse clima mesmo!


Os ambientes são compostos quase sempre com paredes desgastadas ou de pedras e móveis mais pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e detalhes em toile de jouy, taças de cristal ou até mesmo de vidro mais pesados e bem rústicos  e mobiliário de ferro no jardim...
O branco não é a cor predominante  nesse estilo, como dizem algumas revistas de decor. Além de tons suaves, o francês usa todo o espectro de cores na decoração, principalmente o amarelo ouro ou o envelhecido, vermelho, azul cobalto, verde, ferrugem e tons de madeira crua ou muitas vezes, a cor da madeira de forma mais escurecida.

É um estilo mais rústico que o cottage, mas não menos charmoso!

Uma opção bem criativa, é misturar os dois estilo em um único ambiente. Fica muito interessante.






Sabe aquele estilo de decoração Country, meio Vintage, meio Cottage, meio Provençal???
Então, essa tal misturinha é chamada de Shabby Chic.
Essa novidade surgiu no Estados Unidos como uma alusão ao modo americano country de ser. Algumas características são as paredes descascadas ou desgastadas pelo tempo ou artificialmente com o auxílio de tintas e outros materiais específicos para isso, objetos envelhecidos ou antigos, capas  nos estofados e cadeiras, além da famosa pátina nos móveis.

Esta decoração une a simplicidade e conforto com materiais e objetos rústicos. Tecidos listrados e florais são características desse estilo. Os móveis antigos são fundamentais, mais nada parecendo velho e sujo.Tudo deve estar em ordem e com acabamentos perfeitos.



Os pisos parecem ladrilhos hidráulicos, podendo ser também de cimento liso ou tábuas envelhecidas e os tapetes  rústicos caem como uma luva. As paredes são revestidas a meia altura com lambris ou azulejos. Cortinas curtas e de certa transparencia enaltecem as janelas, geralmente com molduras pintadas e desgastadas. Ornamentos e louças simples e com valor históricos dão o toque final. 


Beijos, beijos e um Natal abençoado a todos.


Um comentário:

  1. Estou fazendo um trabalho sobre o 'Estilo Provençal', e adorei seu post. ^^

    ResponderExcluir