quarta-feira

O ser humano é culpado ou inocente?

Cientistas já disseram que o ovo era o inimigo da saúde perfeita. Que carboidratos podem ajudar a emagrecer. Já disseram que podem criar um arroz modificado geneticamente que pode gerar sangue, sangue humano... no arroz. Já disseram que Mozart morreu de falta de sol. Que o portal mágico de Harry Porter não é tão impossível assim. Já disseram  tantas coisas que acreditávamos ser impossíveis e que depois de "tantas" pesquisas nos querem e conseguem muitas vezes fazer acreditar em coisas novas ou coisas que antes eram lógicas e hoje  perdem seu sentido.

Estou dizendo isso porque essa semana ouvi uma novidade dos cientistas. Mais uma!

Sou uma pessoa que acredita verdadeiramente em Deus. Sou fiel a Ele, procuro e me esforço para seguir os mandamentos DEle , Sou franciscana, devota de São Francisco de Assis.
Acredito também na ciência, nos estudos, nas pesquisas sérias. Me esforço também para entender e  compreender quem não consegue acreditar que foi encontrado um fóssil de brontossáuro e ainda não acharam os restos mortais de Adão e Eva. rs

Mas não estou conseguindo entender a novidade dos cientistas que ouvi essa semana. A de que o ser humano não tem nada a ver com as mudanças climáticas do nosso Planeta. Como assim não tem???
A China é um dos países que mais poluem o mundo, as pessoas usam máscaras para conseguir respirar em algumas cidades industriais. Mas isso é longe demais de mim. Vou pegar um exemplo mais próximo.

Cubatão.

Eu moro em Cubatão e conheço a história dessa cidade que anos atrás era conhecida como " O Vale da Morte". Já nasceu  criança encefálica devido ao nível de poluição que aqui existia. A mata Atlântica era falhada, cheia de feridas, me lembro dessa imagem, era de dar dó e eu nem morava aqui, só passava pela avenida e via aquela visão do inferno que era a Cosipa, Companhia Siderúrgica Paulista que agora do Sistema Usiminas. Polui, mas polui menos. Já trabalhei lá dentro por dois anos.

Via os helicópteros passarem sobre a mata jogando sementes para nascer arvores. E deu certo.

Já ví o rio Cubatão tomado por espuma tóxica, pessoas doentes com problemas de pele e o índice de mortalidade infantil lá nas alturas.
Tudo por causa da situação em que o ser humano deixou a cidade. Hoje foram mudados os hábitos, as empresas poluem menos, a prefeitura faz pouco, mas faz. Ainda não estou satisfeita porque aqui ainda não tem coleta seletivas apesar de já ter pedido. Ainda existem muitas pessoas que abandonam animais nas ruas e jogam lixo nas marés. Mas com as mudanças feitas até agora, Cubatão não é nem de loge o "Vale da Morte" de antes. Agora com todo o respeito, por que cargas d'água aqueles senhores cientistas disseram isso?
O Planeta muda, é óbvio, sempre mudou afinal estamos assim por esse motivo, mas as mudanças de agora estão mais que claras que estão a todo vapor por pura culpa do ser humano.

Uma conhecida minha comentou uma vez quando vimos na tv um documentário sobre um terremoto leve que aconteceu num paíz que não me lembro o nome, mas morreram algumas pessoas:  "Só é desgraça porque teve um ser humano alí, se não tivesse seria natural." Interessante essa frase. Fiquei epnsando e uns dias atrás ví uma reportagem que dizia que os animais sentem os fenômenos naturais antes de acontecer. O ser humano podia ter essa sensibilidade, não é mesmo. Mas será que não deixamos ela de lado para dar atenção a outras??? rs

Perdoem-me pelo tamanho do texto ou por algo que escreví errado ou alguém que tenha se ofendido, mas eu tinha que desabafar.

Esse post não foi para julgar ninguém, apenas para refletir.

Se preferir, visite o site sobre mudanças climáticas clicando neste Link: Mudancas Climaticas

Um grande abraço e que todos fiquem com Deus.

Beijos mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário