terça-feira

Rio + 20


Todo mundo sabe o que está acontecendo no Rio de Janeiro, não é mesmo?
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Os dois temas em foco na Conferência são:
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o
Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Link: Rio+20

Ao contrário do que pensávamos antes, hoje percebemos que o ser humano não conseguirá viver de maneira sustentável longe dos grandes centros ou seja, onde devemos trabalhar para que a vida humana não interfira ou interfira de maneira a não exterminar o Planeta é exatamente onde já estamos. Não precisamos nos mudar para o meio da selva ou montar uma vila sustentável no meio do deserto para viver respeitando a natureza. Temos que, como sempre, nos adaptar à nova realidade. Aliás o ser humano é o ser mais adaptável do planeta, é por isso que ainda estamos por aqui  rs. Agora temos que usar esse poder de adaptação para salvar o planeta de nós mesmos, dos nossos péssimos hábitos, de nossa falta de sensibilidade, da nossa falta de organização, do insistente ato de jogar tudo fora, consumir muito e de maneira descriminatória, de nossa falta de amor pelo próximo, e o próximo que eu digo é a própria natureza. Não sei se vocês conseguiram me entender, mas foi isso que entendi sobre o objetivo da Rio+20.

Existem algumas experiências que foram feitas e que não deram muito certo e que agora servem como exemplos de que o nosso trabalho está em melhorar nossas cidades de maneira a interferir o mínimo no meio ambiente que ainda resta e fazer com que as florestas que ainda existem, aumentem.

Preservar a natureza não é opção, é obrigação.

Beijos mil.

Um comentário:

  1. Concordo com você.Precisamos nos adaptar a nova realidade e saber que é possível o desenvolvimento de forma sustentável.Temos que aprender a respeitar a Natureza e a protegê-la e ensinar as crianças o quanto é importante preservar o meio ambiente para que as futuras gerações possam herdar os recursos que hoje ainda temos em nossa querida Terra.Amo nosso planeta e amo pessoas que como você sonham com um mundo mais sustentável em que todos possam ter as mesmas chances de viver em um mundo melhor.Beijos.

    ResponderExcluir